Foto: Reprodução
Juninho, Marcelo Santos e Helder Salomão
Após ter comandado o município de Cariacica por oito anos, o deputado federal Helder Salomão (PT) aparece na frente da pesquisa eleitoral do município, com 31,9% das intenções estimuladas de voto, de acordo com o levantamento do Instituto Futura.
O deputado estadual Marcelo Santos (PMDB) foi escolhido por 19,5% dos eleitores, enquanto o atual prefeito, Juninho (PPS), ocupa a terceira colocação, com 13,5%. Atrás dele vem o deputado estadual Marcos Bruno (Rede), citado por 4,7% dos eleitores.
Por fim, aparecem os vereadores Adilson Avelina (PSD), com 2%, e Messias Donato (PTdoB), com 1,5%, e o técnico de futebol Aridelson Bianchi (PSL) com 0,7%. Foram ouvidos 401 eleitores.
O petista lidera as intenções de voto tanto nas classes A/B, preferido por 38,1%, como também na classe C, com 32,3%, e na D/E, em que 30,8% pretendem votar nele. Marcelo Santos seria o segundo mais votado também em todas as classes sociais. Já Juninho concentraria os votos nas classes C e D/E, visto que não foi escolhido por nenhum eleitor das classes A/B.
O mesmo acontece ao analisar as escolhas por nível de escolaridade. Helder sai na frente tanto no grupo que concluiu até o ensino fundamental, como também o os do ensino médio e do superior.
O Futura também questionou os eleitores em um segundo cenário, com o candidato do PT sendo o vereador Celso Andreon, em vez de Helder, e com menos candidatos.
Nessa hipótese, Marcelo Santos sai na frente, com 29,7% dos votos. O prefeito Juninho sobe segundo lugar, escolhido por 18,5%, e Marcos Bruno detém 6% das intenções. Avelina teria 4,7% dos votos e o petista Celso Andreon, 2,5%.
Espontânea
Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados aos entrevistados os nomes dos pré-candidatos, Helder Salomão também é o mais lembrado. Entre os entrevistados, 10,7% afirmaram que votariam nele.
Diferentemente da pesquisa estimulada, Juninho fica na segunda colocação entre os citados, com 6,5%. Marcelo Santos teria os votos de 4,5% e Marcos Bruno de 0,7%. Avelina e o deputado estadual Sandro Locutor obtiveram 0,2% cada. Contudo, é alto o índice dos eleitores que não sabem ou não responderam: 60,8%, além de 13,7% que disseram votar branco ou nulo.
Segundo turno
Ao testar um embate de segundo turno entre Helder Salomão e Marcelo Santos, o petista sairia vencedor com 46,4%, contra 29,9% do peemedebista.
O prefeito Juninho não seria reeleito numa eventual disputa contra Marcelo Santos, que seria escolhido por 39,4%, contra 29,2% do atual prefeito.
A amostragem está registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número ES-01229/2016. A entrevista foi realizada entre 15 a 18 de março, e a margem de erro é de 4,9 pontos percentuais.
Repercussão
“Nos últimos anos, priorizei o trabalho como deputado. Me coloco à disposição da cidade, e isso me estimula a fazer ainda mais. Ainda vai ser conversado se disputarei” - Helder Salomão (PT), Deputado federal
“Agradeço humildemente à população que cita meu nome, mesmo que eu não tenha me colocado como candidato, e sim como um deputado que ajuda a cidade” - Marcelo Santos (PMDB), Dep. Estadual
“Estou fixado no resultado da espontânea. Neste momento de crise e de um mar de corrupção no meio político, o prefeito fica mais em evidência, é mais cobrado” - Juninho (PPS) - Prefeito
“Estou contente com o resultado, visto que ainda não fiz nenhum movimento político. Fico até surpreso com a lembrança. Ainda me dedico ao mandato de deputado estadual” - Marcos Bruno (Rede), Dep. Estadual
Análise
Voto fluido em Cariacica
Em Cariacica, podemos considerar que o voto é muito fluido, vai de acordo com o momento. Na campanha eleitoral, faz diferença quem está na rua, quem fica mais próximo do povo. Mas quando perguntamos espontaneamente, quem será candidato, 75% dos entrevistados ainda não sabem. A disputa ainda está em aberto. Percebemos que Helder Salomão não sofre reflexos do desgaste do PT a nível nacional. O eleitor vota na pessoa, e não no partido. Juninho, que foi eleito com mais de 80% dos votos, agora é mal avaliado. Portanto, gerou uma frustração na população, que ele pode ter dificuldade para reverter.
Foto: Reprodução
Após ter comandado o município de Cariacica por oito anos, o deputado federal Helder Salomão (PT) aparece na frente da pesquisa eleitoral do município, com 31,9% das intenções estimuladas de voto, de acordo com o levantamento do Instituto Futura.
Juninho, Marcelo Santos e Helder Salomão
Um comentário:
Chega de JUNINHO...so mamou na prefeitura...agora vem com conversa mole que e bonzinho..sai fora
Postar um comentário