Governador quer evitar perdas com eleição em 2016 na Grande Vitória.
Paulo Hartung quer fechar a porteira para Casagrande.
![]() |
CASAGRANDE VERSUS PAULO HARTUNG |
O governador Paulo Hartung tem um interesse nas eleições de 2016 que vai além da preocupação com uma possível entrada de Renato Casagrande (PSB) na disputa de Vitória, embora essa continue sendo a sua principal preocupação. Em vários municípios da Grande Vitória, a influência do governador estará em mais de um palanque.
Em Cariacica, o governador que mostrou nos últimos anos uma afinidade muito grande com o atual prefeito Geraldo Luzia, o Juninho (PPS), mas também não faz restrições ao ex-prefeito Helder Salomão (PT). Neste sentido, na há que se acreditar que ele vá escolher um nome para apoiar na eleição. Até porque no município, o nome do petista é dado como favorito para a eleição.
No município da Serra, o cenário é mais nebuloso, mas há uma movimentação nos dois principais palanques que devem se enfrentar na disputa e ambos seriam alinhados com o governador. De um lado o PDT de Sérgio Vidigal, que apoiou a eleição de Hartung e tem um espaço grande no governo. Já circula a informação que o ex-prefeito estaria até cotado para a sucessão do governador.
Do outro lado existe a possibilidade de o prefeito Audifax Barcelos (PSB) deixar o partido para ingressar na Rede Sustentabilidade, partido embrionário de Marina Silva, que o prefeito pode vir a comandar no Estado. Isso decretaria um afastamento do ex-governador Renato Casagrande e uma aproximação com o Palácio Anchieta. Vale destacar que recentemente Audifax Barcelos acolheu o peemedebista Romário de Castro na Secretaria de Trabalho, Emprego e Renda e tem na Câmara da Serra, o peemedebista Luiz Carlos Moreira, como líder do governo.
Em Vila Velha, o aliado preferencial é evidentemente o atual prefeito Rodney Miranda (DEM) e a identidade entre os dois é indissociável, mas uma eventual vitória na eleição do próximo ano de um dos ex-prefeitos que podem entrar na disputa – Neucimar Fraga (PSD) ou Max Filho (PSDB), que parece estar fora do jogo –, não representaria um risco para Hartung, já que ele, hoje, se comunica bem com ambos.
Em Viana, o governador tem o apoio da ex-prefeita Solange Lube (PMDB), que faz parte de sua equipe de governo e, recentemente, estabeleceu uma aproximação considerável do atual prefeito Gilson Daniel (PV).
Em Vitória a coisa é mais complicada. Hartung vem trabalhando o nome de Lelo Coimbra (PMDB) para a disputa. O ex-prefeito João Coser (PT) é hoje uma incógnita devido aos escândalos envolvendo o partido em nível nacional, e o atual prefeito Luciano Rezende (PPS) estaria próximo de Renato Casagrande (PSB) e o teria no palanque, mas há quem veja no comportamento do prefeito apenas uma movimentação para evitar a candidatura de Casagrande. Luciano, na verdade, estaria se articulando na direção de Hartung, depois do afastamento causado pela eleição de 2008.
Fonte: Século Diario; link: http://www.seculodiario.com/22146/8/governador-quer-evitar-perdas-com-eleicao-em-2016-na-grande-vitoria-1
Um comentário:
Juninho nunca mais para nosso Município Cariacica....chega de conversa mole..menganaçao do povo
Postar um comentário